Os constantes avanços de técnicas e tratamentos veterinários tem possibilitado mais qualidade de vida e saúde para os pets. Tutores de animais de estimação podem contar com o que há de melhor em tecnologia para prevenir doenças e até interromper processos que podem levar ao óbito do animal.
O Hospital Veterinário da Bicuda é referência em tratamento veterinário em Cascais. Seus profissionais são capacitados para atendimento de urgência, emergência e cirurgias com técnicas e equipamentos de última geração.
Nesta entrevista vamos conhecer o procedimento cirúrgico de esterilização laparoscópica e seus benefícios.
Porque castrar nossos animais de estimação? Quais são as vantagens de esterilizar cães e gatos?
A castração possui inúmeras vantagens para os animais de estimação. Previne doenças do aparelho reprodutor, pode diminuir a probabilidade de cancro de mama, auxilia em distúrbios comportamentais entre outras coisas.
O que é a esterilização por laparoscopia?
A esterilização laparoscópica só pode ser realizada nas fêmeas, onde procedemos a remoção dos ovários (ovariectomia). Sem os ovários, inibimos a produção dos hormônios sexuais femininos e a ovulação, impedindo os cios e evitando a gestação.
A técnica laparoscópica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. É a mesma técnica que já estamos acostumados a ver na medicina humana nas cirurgias de apêndice e vesícula, onde a cirurgia é realizada através de uma câmera e por pequenos orifícios na barriga.
Quais os equipamentos utilizados neste procedimento?
Para a realização desta cirurgia é necessário equipamento apropriado e formação profissional adequada além de um cirurgião já com grande experiência. Resumindo, utilizamos uma câmera que visualiza os orgãos e instrumentais cirúrgicos próprios. Nesta cirurgia a mão do cirurgião não entra dentro do paciente.
Quais são as vantagens em relação a castração convencional?
As vantagens são menor dor pós-operatória, menor risco de infecção e menor taxa de complicação pós-operatória, se a cirurgia for realizado por cirurgião com experiência.
Animais de todas as idades podem fazer?
Sim
Há alguma restrição que impede que o animal faça o procedimento?
Doenças uterinas como a piometra ou que causem o aumento do útero é um impeditivo para esta cirurgia.
Em quanto tempo o animal está pronto para ir para casa?
O animal pode receber alta no mesmo dia, mas como forma de diminuirmos a ansiedade dos nossos clientes, mantemos os nossos pacientes internados por 24h.
Quais são os preparativos pré-cirúrgicos?
Os preparativos são idênticos a qualquer intervenção cirúrgica que se realize. No Hospital Veterinário da Bicuda, todos os animais passam por uma avaliação clínica e por análises sanguíneas pré-operatórias. De acordo com os resultados obtidos nestas avaliações poderão ser solicitados outras análises. Com os resultados obtidos, o nosso corpo clínico elabora um protocolo anestésico personalizado para cada paciente.
Quais são os riscos da cirurgia?
Toda cirurgia tem riscos, mas que diminuem drasticamente quando a mesma é realizada por uma equipe experiente, em local com estrutura e equipamentos apropriados e com os rigores de assepsia. Na Bicuda, esta técnica já é realizada há mais de 6 anos e com resultados excelentes.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
Aqui uma outra grande vantagem e que os nossos clientes valorizam muito é um menor cuidado no pós operatório. Como a cirurgia é realizada por 2 ou 3 pequenos orifícios de 5 e 12 mm apenas, os clientes se sentem mais confortáveis e o tempo de restrição de espaço e movimentação diminui drasticamente. O medo dos pontos romperem e a ferida cirúrgica abrir é inexistente.
Pode ocorrer alguma complicação após a cirurgia?
Como toda e qualquer cirurgia, as complicações podem acontecer. Como já referido, as complicações diminuem de acordo com a experiência do cirurgião, da equipe e das condições do local em que a mesma é realizada.
Quanto tempo dura a cirurgia?
O tempo médio de cirurgia no nosso hospital são 35 minutos, mas temos animais que são esterilizadas em 20 minutos.
O animal sentirá muita dor?
A técnica laparoscópica é uma cirurgia de mínima invasão, e o seu propósito é justamente reduzir a dor tanto durante a cirurgia e principalmente no período pós-operatório.
Fale sobre a importância de se procurar um médico veterinário capacitado e uma clínica veterinária preparada para a realização da cirurgia.
A cirurgia laparoscópica é uma técnica inovadora na Medicina Veterinária e necessita de investimento em equipamento e formação profissional. Mas não é só neste tipo de cirurgia que se deve buscar profissionais qualificados e estruturas preparadas para este fim. Estamos falando de procedimentos cirúrgicos, de anestesia e se queremos o melhor para o nosso animal temos sempre que buscar os melhores. Felizmente na Medicina Veterinária não há mais espaço para se realizar cirurgias em locais inapropriados e sem os rigores de prevenção a infecção!
Qual é a estrutura do Hospital Veterinário da Bicuda para receber pacientes para este procedimento?
O Hospital Veterinário da Bicuda oferece aos seus clientes e pacientes um bloco operatório de nível similar aos da medicina humana. Curiosamente já recebemos visita de um médico humano que estava a montar a sua clínica e queria conhecer a estrutura do nosso bloco. Além da estrutura, o nosso diretor clínico Dr. Marcus Falcão possui 20 anos de experiência e formação em cirurgia. Com residência e mestrado nesta área, foi também professor de Cirurgia no Brasil durante 6 anos.
Sabendo da tecnologia envolvida no procedimento, uma dúvida que todos podem ter é: Os custos da laparoscopia são muito maiores do que a castração convencional?
Os custos da cirurgia são similares e se pensarmos em custo-benefício vemos uma vantagem enorme na esterilização laparoscópica.
