POSSIBILIDADES INFINITAS

As inovações tecnológicas transformaram o mercado de trabalho. Algumas profissões surgiram, outras não existem mais e as que foram mantidas sofreram mudanças na execução das atividades.

Com todas essas mudanças, a capacidade de um profissional de se reinventar para explorar

todas as oportunidades que surgem no caminho é vista como um grande diferencial nos dias de hoje. E, sobre isso, o fotógrafo e videomaker Felipe Gonçalves tem muito a ensinar.


A paixão pelo registro de momentos é de família. Por muito anos, os pais foram proprietários

de uma empresa de fotografia na cidade brasileira de Bragança Paulista, interior do estado de

São Paulo. Ainda durante a adolescência, aprendeu o ofício com um tio, primeiro ajudando com a iluminação, mas, rapidamente se enveredando para a fotografia. “Antes mesmo da maior idade, já havia feito a cobertura do carnaval de rua, casamentos e outros eventos sociais da cidade”, relata.


Apesar da familiaridade com o ramo, optou por estudar Direito. Logo ao concluir o concluir o curso, porém, percebeu que seu coração estava mesmo no negócio da família e decidiu seguir carreira no ramo fotográfico, construindo uma trajetória muito bem-sucedida. Apesar de atender empresas de renome no mercado brasileiro, porém, motivado pela insegurança de viver no Brasil, decidiu se mudar para a Inglaterra.



Na capital inglesa, Felipe se permitiu explorar diversos caminhos. Nos primeiros anos no país, enfrentou algumas dificuldades com a língua e para a recolocação profissional. Buscando novos aprendizados, atuou inclusive em áreas distintas da sua, mantendo o trabalho com a fotografia e os vídeos nos horários livres.


Cultivando um excelente networking dos anos de trabalho no Brasil, no entanto, alcançou uma posição para trabalhar com a gravação de reportagens na Europa para a Rede de Televisão Bandeirantes, a BAND. “As reportagens para a emissora brasileira possibilitaram muitas viagens pelo continente europeu. Além disso, com esse trabalho participei de grandes

eventos como a Copa do Mundo na Rússia e a final da Champions League na Ucrânia”,

conta Felipe.


Com o passar do tempo, sentiu que enquanto o campo de trabalho como videomaker expandia, o mercado de fotografia profissional sofria com a expansão do uso

de celulares para registrar os momentos.

Além do dinamismo, as câmeras dos smartphones

estão cada vez mais modernas, proporcionando uma alta qualidade na fotografia.


Observando o atual panorama, Felipe vislumbrou uma nova e estimulante oportunidade na área da educação. O profissional desenvolveu um workshop para a Fundação da União Europeia, ensinando técnicas de fotografia utilizando o celular. “Acredito que a fotografia gera oportunidades infinitas aos negócios. No entanto, para os empreendedores, principalmente nas etapas iniciais, os custos de contratar um fotógrafo profissional são altos para a empresa”, pontua Felipe. “Mas, como a maior parte das pessoas já possui um aparelho de celular com uma câmera de alta qualidade, ao aprender técnicas básicas, torna-se possível fotografar para promover os seus produtos ou serviços”, conclui o videomaker.


www.felipephoto.com

+44 7784 440479

@FelipeGoncalvesPhotography

@ferugon

0 visualização

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube