POR QUE É IMPORTANTE USAR ÓCULOS ESCUROS?


O verão está chegando e, com ele, o dilema da exposição solar, que se um de um lado pode trazer benefícios à saúde, de outro, em excesso e em horários irregulares podem acarretar sérios problemas à saúde, inclusive aos olhos. Por isso, tanto na praia como na cidade, o uso de óculos escuros é essencial para a saúde ocular. Isto porque, os olhos são uma das partes do corpo mais expostas à luz. Sendo o único tecido interno diretamente exposto à radiação UV, conforme explicam os profissionais do Instituto Optico.

Diversos estudos já publicados comprovam que a exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças oculares, como, por exemplo, a catarata. Uma doença que atinge aproximadamente 160 milhões de pessoas no mundo todo e, estima-se que em Portugal acometa cerca de 170 mil habitantes. Além das enfermidades relacionadas, vale a pena destacar que 94% dos casos de envelhecimento prematuro da pele em torno dos olhos são provocados pela radiação solar.

Os raios UV são raios de luz emitidos pelo sol, que, embora invisíveis ao olho humano, têm grande efeito sobre a nossa pele, olhos e áreas expostas. Tanto os do tipo UVA quanto UVB são essenciais para o ecossistema e para o nosso corpo, regulando o seu funcionamento por meio da produção da vitamina D. No entanto, como tudo em excesso, faz mal.


Os danos causados pelos raios UV nos olhos são cumulativos e, na maior parte dos casos, irreversíveis. Para melhor proteção da sua visão, principalmente durante o verão, vale a pena combinar óculos de sol e chapéu com aba, garantindo o bloqueio do máximo possível de raios prejudiciais aos olhos. Além disso, é necessário ter muita atenção à qualidade da lente, que deve proteger os seus olhos das radiações ultravioletas, bloqueando de 98% a 100% a radiação UVA e UVB e filtrando entre 75% a 90% da luz visível.


O Instituto Optico separou algumas dicas para te ajudar na hora da compra do óculos de sol ideal:

1. Escolha óculos com selos ou etiquetas que comprovem a proteção aos raios UV;

2. Escolha um modelo com lentes do tamanho correto. Elas devem ter o tamanho suficiente para proteger os olhos e as pálpebras;

3. Prefira armações que evitem a entrada da luz pela lateral do rosto;

4. E atenção! Compre os óculos de sol em uma loja de confiança. Não compre de terceiros ou ambulantes, a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

0 visualização

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube