Persistência para fluir, inteligência para crescer

Para se tornar material nobre, o calcário precisa passar por transformações físicas e químicas. Só após ser exposto a grandes temperaturas e a alta pressão, se torna mármore. Material duro e resistente, ele esbanja uma beleza única, com a fluidez sutil e orgânica de seus veios.


Como na transformação do mármore, a trajetória de Edmilson da Cruz, a quem felizmente posso chamar de “pai”, foi trilhada entre situações que exigiam força e resistência, mas que culminaram em uma belíssima história de vida tanto no campo pessoal quanto profissional. Hoje empresário de sucesso no ramo de marmoraria, ele se tornou exemplo de persistência para os jovens empreendedores da região dos Lagos (RJ).


Sua experiência profissional começou na cidade do Rio de Janeiro, ainda como torneiro ferramenteiro. A convite de parentes, no entanto, se mudou para São Pedro da Aldeia (RJ), pedindo demissão da empresa onde trabalhava. Por lá se tornou feirante, investindo na venda de calçados. Com um carro Fusca levava alguns pares de tênis e meia dúzia de chinelos à feira, onde eram expostos em um tabuleiro de cerca de 1 m².



Acreditando no potencial do mercado e na força do seu trabalho, no decorrer de 12 anos foi vendo os negócios crescendo e o tabuleiro tomando a forma de uma barraca de 6 x 5m. O Fusca? Esse se “transformou” em um caminhão-baú.

Males que vem para o bem

Com a crise na mudança da moeda corrente da época para o Real, precisou se reinventar, porém. A princípio investiu na compra de uma Kombi para trabalhar com a popularmente chamada “lotação” ou “lotada”. A informalidade, no entanto, fez com que o novo negócio não prosperasse. Mas seu espírito empreendedor, claro, não o deixou desistir.

Como ele mesmo conta, tudo começou com um amigo que vendia para a marmoraria de um cunhado no Rio. Surgiu a ideia, então, de abrir o próprio negócio. Trocou a Kombi por uma serra e uma furadeira, e abriu uma sociedade. O que, por vários motivos, acabou não dando certo. Mas, mais uma vez, ele não desistiu. Bastante focado, comprou um terreno no bairro Balneário e começou do zero novamente, com muito sacrifício, é claro.


Desde muito jovem, eu, como filho, fazia o que podia para ajudar na empresa. Mas, inicialmente, meu pai teve de encarar as responsabilidades sozinho. De início produzia uma pia, ia para casa, tomava um banho, fazia a entrega, retornava, vestia a roupa de trabalho e, então, voltava a fabricar. Nesse vai e volta entre o acúmulo de funções, ele percebeu algo que estava a todo momento “de baixo de seu nariz”: a região não contava com mão de obra especializada. Foi aí que começou realmente a se profissionalizar na área da marmoraria e galgar o caminho que nos trouxe até aqui.


Família unida, sucesso coletivo


Atualmente, além da minha família, a Marmoraria Balneário participa ativamente da vida de 18 outras famílias da região, não só possibilitando o emprego, mas também investindo em qualificação profissional para seus colaboradores. Hoje, eu, Edmilson Filho, graças a meu pai, me tornei o professor de todos, entre motoristas, ajudantes, acabadores, cortadores e montadores.


Oferecendo uma variedade de opções em mármores e granitos para todas as necessidades e orçamentos, a Marmoraria Balneário atende a toda região dos Lagos (RJ). Além da completa infraestrutura e estoque para atender a todos os clientes, orgulhamo-nos, também, das grandes parcerias conquistadas ao longo dessas décadas de trabalho.


A Gepel Granitos é um exemplo, há 20 anos são parceiros, numa relação de muita confiança de ambas as partes. Outro grande parceiro é a empresa Aço Art, fornecedora de maquinário com alta tecnologia.

Depois de tanta luta e conquistas, quando pergunto ao meu pai sobre a sua trajetória de vida, ele diz sem pestanejar: “Foi complicado, mas graças a Deus hoje temos uma excelente infraestrutura, mostrando que uma família que trabalha unida, permanece e se fortalece unida!”


Endereço: Rod. Amaral Peixoto, 441 - Balneário das Conchas, São Pedro da Aldeia

Telefone: (22) 2621-7286

0 visualização

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube