Oportunidade para imigrantes brasileiros

Após se afundar em uma das piores crises econômicas desde a Segunda Guerra Mundial, Portugal precisou se reinventar. As medidas drásticas do governo, deixaram fortes cicatrizes na população, porém geraram resultado em tempo recorde. Tanto que, atualmente, Portugal é uma referência internacional em inovação e empreendedorismo.


Neste vibrante cenário econômico, o país sofre, no entanto, com um novo dilema: a escassez de mão de obra especializada para a área de tecnologia. Visando superar mais um grande desafio, o governo português aumentou os incentivos para atrair profissionais qualificados que desejem imigrar para o país.


A Tibratuga é uma instituição que reúne profissionais e empresas da área de Tecnologia da Informação, tornando-se referência no auxílio para empreendedores e profissionais brasileiros em Portugal. Em parceria com a Ei! - Assessoria Migratória, ainda, desenvolveu o Gateway Tibratuga, serviço que auxilia empresas no processo de migração do profissional especializado brasileiro para o mercado de trabalho português.


Pollianna Machado, responsável pelo recrutamento do Gateway, explica os serviços e benefícios do programa, em um bate-papo exclusivo com a equipe de jornalismo da Revista Nossa Cidade Lisboa.


Revista Nossa Cidade - De que maneira vocês auxiliam com os trâmites para o visto e posterior mudança para o país?

Pollianna Machado - Por meio de uma ampla gama de parceiros e serviços, disponibilizamos o que há de mais fiável e célere para esta transição: associado aos serviços obrigatórios, como vistos, documentos fiscais e autorização de residência, prestando assessoria nos mais diversos detalhes como receptivo no aeroporto, primeiro arrendamento, abertura de

conta bancária, entre outros serviços. Dentro deste contexto, a nossa parceria com a Ei - Assessoria Migratória é fundamental para o êxito deste processo.


RNC – Inclusive, vocês possuem o serviço de recrutamento para candidatos já habilitados a trabalhar em Portugal, ou mesmo aqueles que estejam buscando por essa habilitação fora de Portugal. Como é feita essa seleção e entrevista?

PM - Basicamente, nós utilizamos os nossos canais de comunicação

e networking, que hoje já alcançam 15 mil profissionais. Após identificados

os perfis, fazemos algumas análises e após o ‘match’ com a necessidade,

fazemos o envio do CV para a empresa que contratou o serviço.


RNC – Mudar para um novo país, naturalmente gera medo e insegurança. De que maneira o apoio do Gateway Tibratuga facilita o processo de mudança?

PM - Desde 2016, a nossa instituição atua no mercado português. Consequentemente, conhecemos bem todo o processo de imigração, desde a saída do Brasil, repleta de incertezas que esta mudança proporciona, até o estabelecimento do profissional e a família. Por este motivo, estabelecemos parceiros importantes e com grande experiência de mercado, com o objetivo de prestar o devido suporte. Sem falar na própria comunidade do Tibratuga,

formada por pessoas com as mais diversas condições e histórias de vida, que sempre trazem suas experiências, dicas e informações importantes para quem está passando por este momento de adaptação.


RNC – E qual a importância de contratar uma empresa para assessorar a migração para Portugal?

PM- Para ser considerado bem-sucedido, o processo migratório precisa abranger vários aspectos da vida de quem está passando por esta grande mudança. É algo complexo e uma falha pode comprometer o resultado como um todo. Por isto, se torna fundamental concentrar a organização do processo em uma empresa que cuide de todos os elementos, do início ao fim. E que, além disso, forneça o apoio para qualquer dúvida ou imprevistos no

decorrer do caminho.


RNC – Existe um perfil de imigrante com mais ou menos chances de alcançar resultados positivos em suas aplicações para vistos e residência em Portugal?

PM - Portugal possui uma grande necessidade de imigrantes e suas famílias, tanto para demandas específicas do mercado de trabalho quanto por questões demográficas. Sendo assim, não é possível definir um perfil específico. No entanto, podemos elencar uma série de atributos que, ao serem somados entre si, aumentam as possibilidades de sucesso. Podem

ser qualificações acadêmicas, sólida experiência profissional, até mesmo questões mais pessoais, como uma pré-disposição a sair da zona do conforto, para recomeçar uma vida nova em um lugar novo, além claro, da comprovada preparação financeira para entrar com processo de imigração.


www.tibratuga.com

Rua Saraiva de Carvalho, nº3-B

+351 300 509 096 | geral@tibratuga.com

@Tibratuga

13 visualizações

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube