O TRABALHO DO CONTABILISTA NA GESTÃO DAS EMPRESAS

Diferente do que alguns podem imaginar, o papel do contabilista nas rotinas organizacionais vai muito além do cálculo de impostos e do cumprimento de obrigações fiscais. O profissional assume também uma posição imprescindível no apoio à administração e à gestão financeira das empresas, auxiliando no processo de tomada de decisões e possibilitando a regularidade contabilística, o que, entre outros pontos, garante que os negócios possam gerar mais lucros do que custos ao empresário. Sócio-gerente e fundador da Olivais Conta - Gabinete de Contabilidade e Consultoria Fiscal que atua há mais de 40 anos na região de Lisboa -, Carlos Marques explica que em Portugal, qualquer empresa, independentemente de seu tamanho e área de atuação, é obrigada a possuir contabilidade organizada desde sua abertura. Aliás, a declaração fiscal de início de atividade, que tem de ser remetida ao Fisco no prazo de 15 dias a contar da data da escritura de constituição da empresa, deverá já ser remetida e assinada por um contabilista certificado. O mesmo vale para empresários brasileiros ou de qualquer outra parte que estejam empreendendo em terras lusitanas. O papel do contabilista para uma gestão empresarial saudável, portanto, se inicia desde o momento em que recebe as informações necessárias à escrituração da empresa e se estende por toda a vida do negócio, num processo contínuo de troca de informações e busca de soluções assertivas e rentáveis. A contabilidade na gestão Após receber os documentos de receita e despesa, contratos, extratos bancários, entre outros provindos da empresa, o profissional efetua os registros contabilísticos e emite balancetes; mapas de exploração, de origem e aplicação de fundos; rácios económico-financeiros etc. São estes mapas e documentos que orientam o empresário e o ajudam a compreender toda a situação económica e financeira da empresa, permitindo, então, que sejam tomadas as decisões referentes à gestão do negócio. “O Balanço e Demonstração de Resultados de uma micro empresa é, regra geral, bastante simples e resumido. O que não quer dizer que o empresário não necessite de outras informações. Afinal, cada empresa é um caso”, aponta Carlos Marques.


Ao pequeno empresário bastam as informações sobre a margem comercial obtida, o lucro bruto e a posição financeira. Já o grande empresário deve se preocupar, por exemplo, com o cash-flow, com os rácios de solvabilidade, entre outras questões. Por isso os serviços oferecidos pela Olivais Conta são ajustados à realidade de cada negócio. “Definimos com o empresário quais informações ele irá necessitar com regularidade e a partir daí fazemos reuniões de trabalho sempre que solicitado para esclarecimento de dúvidas ou sempre que, da nossa parte, haja a necessidade de alertar esse empreendedor sobre alguma situação anormal, que surja para além de reuniões periódicas já acordadas”, explica o profissional. “Assim, oferecemos um serviço de contabilidade, que inclui também a consultoria fiscal e o apoio à gestão com vista a dotar o empresário das ferramentas que ele realmente necessita para tomar medidas corretas, fazendo com que a empresa cresça e se desenvolva sem grandes surpresas.” O sucesso de uma boa gestão financeira dependerá, portanto, da união entre as informações contabilísticas, o setor financeiro e também do comportamento do mercado no qual o negócio está inserido. Sem essa sincronia, que só pode ser desenvolvida por um profissional competente e qualificado na área, não há como se manter uma empresa saudável, com impostos e custos reduzidos, rotinas e dados claros, e, sobretudo, que gere lucro. Ou seja, só com um contabilista trabalhando em sintonia com os setores administrativos-financeiros da empresa é possível gerir um negócio de maneira eficiente e lucrativa.



Rua Conselheiro Lopo Vaz, Lote D, Loja A (Parque das Nações - junto à Gare do Oriente) Tel. 21 853 78 17 | Fax 21 853 78 28 geral@olivais-conta.pt

0 visualização

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube