“O futuro é tudo aquilo que sonhamos e que conseguimos concretizar”

O principal activo das empresas são os seus colaboradores, o que não é novidade, por isso os líderes de sucesso investem em formação constante, num bom ambiente de trabalho e elevadas remunerações. Mesmo assim, alguns colaboradores com talento, contratados com uma expectativa de alto desempenho, não alcançam resultados de excelência ou mudam para uma empresa concorrente onde depois conseguem desenvolver todo esse potencial.

Porque é que isso acontece?

Tendencialmente este tipo de situações ocorrem porque todos os colaboradores têm por base um conjunto de valores, convicções e crenças (uma espécie de motores ou bloqueadores da acção humana). Quando tomam decisões ou têm determinados comportamentos estão a accionar esses motores ou bloqueadores internos que os fazem escolher determinado rumo profissional ou empresa em detrimento de outra. Os líderes, para além de analisarem comportamentos, devem ser capazes de descodificar as intenções e necessidades dos seus colaboradores. Assim, conseguem antecipar cenários como os anteriormente descritos com base em informações actualizadas. Consequentemente adoptam uma posição de envolvimento, compromisso, responsabilidade, motivação, satisfação, respeito e reconhecimento das suas equipas.

O que é o serviço de coaching Talent4Growth e como pode contribuir para que o colaborador se sinta valorizado?

O serviço de coaching Talent4Growth é orientado para rentabilizar os activos humanos (colaboradores) com foco na maximização de resultados de excelência. Sendo realizado em equipa numa relação de parceria com as empresas nas suas instalações. Este serviço contribui para que o colaborador se sinta valorizado, por ter um espaço de acompanhamento especializado em que tem a oportunidade de desenvolver o auto-conhecimento, melhorar a definição de objectivos, o desempenho, a produtividade, a comunicação, a gestão do tempo, a motivação e a qualidade, alcançando resultados de excelência.

No seu site, www.pedropirescoaching.com, o Pedro Pires, apresenta as várias etapas do serviço de coaching Talent4Growth. Uma delas é a “Estratégia de Motivação”. Pela sua experiência, como é que os profissionais de hoje podem ser motivados nas empresas?

As estratégias estão presentes em tudo aquilo que fazemos como seres humanos, quer a nível pessoal como profissional. Esta temática é trabalhada neste serviço para permitir que a equipa de colaboradores passe a ter consciência de quais são os elementos estruturantes da sua estratégia de motivação, isto é, os sistemas sensoriais (sentidos) e as submodalidades (características dos sentidos) que mais os motivam. Por exemplo, se considerarmos a estratégia de motivação como uma receita de um bolo, a equipa tem a oportunidade de descobrir os ingredientes e as quantidades para melhorar esse bolo. Os ingredientes são quando lhes mostram, quando lhes dizem, quando lhes fazem sentir ou pensar sobre determinadas coisas. Como tal não existe uma estratégia única para motivar os colaboradores da equipa, o importante, é que tenham consciência da existência das próprias estratégias de motivação e as coloquem em prática.

Qual é o público-alvo do serviço de coaching Talent4Growth?

O público-alvo do serviço de coaching Talent4Growth são PME´s e grandes empresas que estão orientadas para o crescimento sustentado e investimento nos activos humanos (colaboradores) com o objectivo de melhorar a sua cultura organizacional, ou seja, visão, missão e valores.

Como é que as ferramentas de Coaching e da Programação Neurolinguística se alinham para a concretização de objetivos?

As ferramentas de Coaching e da Programação Neurolinguística (PNL) alinham-se na definição de objectivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo. Por outras palavras, objectivos expressos em termos positivos, iniciados e controlados pelos colaboradores, com evidências sensoriais específicas, contextualizados, ecológicos e verificáveis nas suas experiências. Definir objectivos de acordo com estas ferramentas inspira os colaboradores a orientarem-se para a acção e resultados de excelência sem desperdiçarem tempo e energia.

Qual é a mensagem que o Pedro Pires daria às empresas sobre a importância de preprarem o futuro e de atingirem os seus objectivos com resultados de excelência?

Uma das frases que criei e utilizo nas empresas com quem trabalho é “o futuro é tudo aquilo que sonhamos e conseguimos concretizar”, por isso, o futuro está cheio de oportunidades que desafiam os líderes para novas formas de pensar e agir. Dessa maneira têm condições de antecipar cenários, gerirem pró-activamente a satisfação dos seus colaboradores, criarem uma estratégia contínua de transformação e crescimento sustentado e atingirem objectivos com resultados de excelência, tendo sempre como base a matriz identitária (visão, missão, valores) das suas empresas.

Para os líderes das empresas que ambicionam experienciar desta visão de futuro, lanço o desafio de em conjunto seguirmos rumo ao sucesso dos ne



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