“Mudar, Morar, Estudar, Trabalhar e Investir em Portugal”


Contando com grandes nomes na área de processos imigratórios entre os dois países, a palestra internacional BRP Brasil Portugal passará pelas cidades brasileiras de Belém (PA), no dia 25 de maio, e do Rio de Janeiro (RJ), no dia 1º de junho de 2019. Com o título "Mudar, morar, estudar, trabalhar e investir em Portugal", a palestra apresenta diversas opções para aqueles que desejam residir legalmente em terras lusitanas.

Pensando nos desafios relacionados a essa mudança, Adriana Borges, Gabriela Resende e Claudia Pinheiro uniram suas expertises para desenvolver um conteúdo completo para quem planeja se mudar para o país. Adriana, idealizadora e organizadora do evento, expõe o grande diferencial do projeto: “O nosso objetivo é reunir todo nosso conhecimento e potencial no assunto, com diferentes perspectivas, tendo em vista que temos profissões distintas, mas ao mesmo tempo atividades complementares".

Com uma diversidade de assuntos, portanto, a intensão é elucidar todo o funcionamento do processo burocrático para a solicitação da cidadania portuguesa, assim como a obtenção dos diferentes tipos de visto. O objetivo é atender a todos os públicos e motivações para a mudança. Além disso, serão tratados temas como as possibilidades para empreender e investir em Portugal, questões relacionadas ao mercado de trabalho, a equivalência de diploma, finalizando com o processo de adaptação da família no novo país.

Adriana Borges

Há pouco mais de dois anos, a consultora de investimentos, Adriana Borges, começou a pesquisar sobre a sua origem. Natural de Belém, estado do Pará, região que abriga uma das maiores comunidades de descendentes portugueses no Brasil, ela tinha conhecimento da sua herança genética ligada ao país. Mas foi só depois de se mudar para o continente europeu que decidiu iniciar uma busca sobre os seus antepassados. Descobriu, então, que a sua família provinha dos Nobres de Tavorá e, com isto, uma história que renderia o enredo até para um livro.

Os laços de sangue intimamente ligados à história do país, motivou-a a desenvolver o projeto BRP Brasil Portugal. Para fornecer um conteúdo multidisciplinar, ela convidou duas amigas – Gabriela e Claudia –, que conhecia há muito tempo, e por quem já nutria uma grande admiração profissional. “Acredito que a união dos nossos conhecimentos tanto no campo prático, atuando em todos os estágios relacionados ao processo de legalização, bem como transmitindo as nossas vivências com a experiência pessoal de se mudar para o país, poderão beneficiar muitas outras pessoas que buscam seguir o mesmo caminho."

Formada em Administração de Empresas, após uma carreira consolidada na área de vendas em grandes multinacionais, ela passou a atuar como consultora de investimento em Portugal. Especialista em investimentos imobiliários para Brasileiros em terras portuguesas, trabalha na empresa Mais Consultores Select, atendendo a todo o país.


Gabriela Resende

Gabriela Resende é luso-brasileira, advogada especialista em processos de deslocamentos de estrangeiros para Portugal. À frente do escritório Gabriela Resende Advogados, na capital portuguesa, foi convidada para o evento para apresentar o seu vasto conhecimento profissional, assessorando brasileiros nas questões burocráticas para a obtenção de vistos e nos casos de solicitação de cidadania portuguesa.

A advogada ressalta a importância do projeto: “É essencial ter a segurança de uma boa consultoria jurídica, com o apoio de profissionais qualificados e confiáveis para ajudar na mudança e adaptação. O nosso diferencial é atuar em Portugal, resultando em mais agilidade e maior suporte em todo o processo".

A advogada é uma das mais antigas parceiras da Revista Nossa Cidade. Na matéria “Portugal para todos: conheça os vistos para brasileiros”, você pode conferir as suas dicas sobre como obter a cidadania e alguns dos vistos mais procurados.


Claudia Pinheiro

Utilizando a sua expertise em projetos de recrutamento e seleção para cargos executivos, gerenciais e especialistas, Claudia Pinheiro atua como coach de carreira em Portugal. Carioca, formada em Psicologia, com especialidade em Recursos Humanos, a profissional ostenta mais de 15 anos de experiência, contando com um perfil no Linkedin com mais de 25 mil seguidores.

Junto com a sua família, ela se mudou do Rio de Janeiro para a cidade de Braga, região norte de Portugal. Vivendo há um ano no país, desenvolveu diversos projetos de recolocação a profissionais em transição de carreira. “O principal desafio para quem busca trabalhar em Portugal é apresentar um currículo competitivo, alinhado aos requisitos do seu mercado. Por isso a importância de estudar o mercado e mapear as oportunidades”, enfatiza Claudia.

Na palestra do BRP Brasil Portugal, serão apresentadas pela coach de carreira as novidades sobre o mercado de trabalho português, questões sobre a empregabilidade e as profissões que estão em alta. Além disso, pretende explicar como é o processo para quem deseja cursar o mestrado e doutorado no país.

2 visualizações

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube