AS CORES DO JARDIM DE INVERSO

Chega o inverno, e com ele os dias mais frios, curtos e chuvosos, que deixam os nossos jardins, sem folhas nem flores, com um aspecto triste e hibernado. Mas será que tem de ser assim? O que muitos desconhecem é que há, sim, plantas ideais para esta estação, e que possibilitam manter os nossos jardins coloridos e com muita vivacidade até à chegada dos dias mais quentes, compridos e ensolarados da primavera. Para ajudar a devolver a alegria ao seu jardim, mesmo no outono e no inverno, a arquitecta paisagista, Rosarinho Pulido Valente, da RPV Arquitectura Paisagista, indica as plantas ideais para se ter no jardim e como cuidar dos espaços verdes durante a temporada mais fria. O resultado? Um jardim bonito e saudável o ano inteiro! BOLBOS (bulbos): Os bolbos são fascinantes! Eles contêm todos os componentes necessários para se criar uma flor (raiz, caule, flor e folhas). Podem ser plantados a partir do início do outono e não requerem muito cuidado. Os bolbos gostam de frio e não são muito exigentes a nível de rega, apenas precisam da humidade normal desta altura do ano para crescer.


São plantados a alguns centímetros de profundidade, bastando abrir um buraco num solo bem drenado, colocar os bolbos, cobri-los com terra e regar. Desta forma simples, conseguimos um jardim florido de janeiro a maio. É importante ressaltar ainda, que existe uma quantidade muito variada de bolbos. Neste caso é preciso escolher as flores que mais gosta e conjugar com as cores que mais se adaptam ao seu jardim. Algumas das flores mais populares são: Muscari armeniacum (Jacinto-uva): Flor roxa ou azul, cresce até cerca de 15 cm de altura, florescendo mais para o final do inverno, com as folhas aparecendo ainda no outono. Narcissus (Narciso): É uma espécie com muita variedade. As suas cores podem variar entre o amarelo e o branco, florescendo geralmente entre fevereiro e maio. A sua altura pode chegar aos 40 cm. Tulipas: Com cores e formas bastante variadas, conseguem satisfazer todos os gostos em qualquer jardim. Vento e sol intenso são adversários, por isso precisam de muito frio e sombra. Podem crescer até cerca de 50 cm e florescem entre março e maio. Crocus jeanne d’arc: Grandes flores brancas em forma de taça, que precisam de muito sol para florescer e tem a particularidade de fechar à noite ou em dias de chuva. Podem atingir uma altura de 10 cm a 15 cm e facilmente voltarão a nascer ano após ano. ARBUSTOS: Os arbustos funcionam como verdadeiros esqueletos num jardim. Por isso mesmo, é importante que se mantenham com bom aspecto o ano todo. Para alcançar esse objetivo, a melhor dica é escolher plantas de folha persistente (que não perde a folha no inverno). Tais com: o Cupressus sempervirens (Cipreste), Taxus baccata (Teixo), Pittosporum, Buxus (Buxo), Myrtus communis (Murta) e o Viburnum tinus, podendo-se realizar uma conjugação de verdes interessante entre elas. Também podemos optar por plantas que ganham uma cor avermelhada na altura do outono. Uma delas é a Photinia sp., que ganha rebentos avermelhados, que depois passam a verde. A Nandina Domestica é outra planta com folhagem de coloração avermelhada, que pode trazer cor ao seu jardim. Já a Camellia sp. é a rainha do inverno! Planta com alguma exigência de humidade e solo, não gosta de estar muito exposta ao vento e dá uma flor que pode variar entre os tons de rosa e branco.


Os arbustos, em geral, adaptam-se bem às condições de qualquer jardim, com boa capacidade de enraizamento. HERBÁCEAS: Qualquer jardim deve ser ornamentado com herbáceas. Muitas das suas flores têm um ciclo de vida anual, ou seja, germinando, florescendo e morrendo no período de um ano. O Amor-Perfeito é um tipo muito comum e bastante utilizado nas estações mais frias. Trata-se de uma espécie com bastante variedade de flor e conjugação de cores, que se propaga por semente e rapidamente germina (entre uma e quatro semanas).


+351 912 545 958 M. R.CASTILHO 14, LISBOA rpvarqpaisagista.com rpvap@rpvarpaisagista.com

20 visualizações

© 2017 REVISTA NOSSA CIDADE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alameda Roentgen 7D - 1ª andar, Escritório 7 - Telheiras, Lisboa, Portugal

lisboa@revistanossacidade.pt / rnc.lisboa@gmail.com

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube